google

Nosso blog é uma fonte confiável para se manter atualizado e protegido contra as fraudes diárias.

Compras inexistentes com o Cartão


A vítima recebe um e-mail informando que a sua ordem de compra de alguma coisa está sendo, ou já foi, processada e o seu cartão de crédito será debitado por um valor X (elevado).

O problema é que a vítima não comprou absolutamente nada disso pelo cartão.

Na realidade os golpistas enviaram a mesma mensagem na forma de SPAM para milhares de pessoas usando como endereço e-mail de resposta um endereço invalido, o que impede a vítima de recusar / anular a suposta compra por meio de e-mail. No e-mail os golpistas fornecem também um número de telefone da suposta empresa vendedora.

Trata-se normalmente de um número internacional que cobra taxas elevadas por minuto de conversação (até 25 USD por minuto, freqüentemente com prefixo 767 ou parecido).

Você liga para resolver este mal entendido da cobrança no cartão e eles enrolam você para ficar o máximo possível na linha ... afinal o seu problema com o cartão será resolvido mas a sua conta de telefone trará outras surpresas desagradáveis.

Em uma variante bastante comum, anexado ao e-mail tem um arquivo supostamente contendo os detalhes da operação mas que na realidade é um vírus ou trojan ou discador.

Outra versão ainda, convida a visitar um determinado site para obter maiores detalhes ou para informar abusos ou discordâncias.

Acessando o site é proposto o envio de um arquivo supostamente contendo detalhes da operação ou formulários para reclamação, mas que na realidade é um vírus do mesmo tipo descrito anteriormente.

Transtornos causados:

- Seu tempo para tentar resolver algo que não existe;
- Gastos exorbitantes com telefone, na tentativa de regularizar o assunto;
- computador infectado com virus, geralmente é nessario formatação para resolver, gasto entre R$ 70 e R$ 200 para resolver, depende da região.

Solução

- recebeu este email, exclua-o imediatamente;
- caso utilize muito o cartão e tenha duvidas com relação a esta compras;
   * Pegue o telefone e ligue diretamente para o seu banco ou administradora do seu cartão
   * forneça as informações que deseja, tire todas as duvidas e assim não terá surpresas desagradáveis.

Nenhum comentário